Lista de Perícias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lista de Perícias

Mensagem por Fire Lord em Dom Jan 04, 2015 2:20 pm





As perícias são conhecimentos que cada personagem pode ter. Elas vão desde Perícia em Decorar Bolos, até Perícia com Armas Brancas, por exemplo. Você recebe 2 pontos de perícia para iniciar o jogo. Você também poderá criar suas próprias perícias, fora da lista abaixo, desde que contate a administração. Nos casos das perícias com subgrupos, você deve escolher um dos sub grupos para sua perícia, e pode adquirir outro comprando a perícia novamente.






PONTOS
NÍVEL
DESCRIÇÃO
0
Inexperiente

Não sabe nada da pericia. Falha automática no dado.

1
Iniciantes

Novatos estão começando a aprender a perícia. Tem um conhecimento básico sem muita precisão. Resultado no dado: 2 em 6. 

2
Praticante

O personagem sabe usar bem a perícia, conhecendo-a muito bem, e a pratica sem muitas dificuldades. Resultado no dado: 3 em 6.

3
Intermediário

Vivenciado e com experiência, pode até dar umas aulinhas sobre o assunto. Resultado no dado: 4 em 6.

4
Especialista

Dominador do conhecimento. Praticamente nunca erra. É o melhor na sua área. Resultado no dado: 5 em 6.




Legendas e Observações

* quer dizer que pode ser usada mesmo sem ser treinada, com valor de 1 no dado.
† quer dizer que terá redutor caso use uma armadura ou arma pesada.
- Redutor significa algo que dificulta seu personagem.
- Nome do Dado usado é "Jogo Comum" nas opções.
- Em caso de perícias que possuem subgrupos, especifique em qual subgrupo você é especializado.
- Um resultado 1 em uma rolagem é sempre um acerto, e um resultado 6 será sempre uma falha.
- No caso em que seja pedido uma "rolagem resistida de perícia", você deve somar seus bônus e níveis na perícia com o resultado do dado, e comparar com a rolagem adversária.

Lista de perícias




NOME
DESCRIÇÃO
Acrobacia†

Esta é uma perícia prática, e não para espetáculos ou apresentações (nesse caso use a perícia Habilidade Artística - Acrobacias). Um personagem com essa habilidade possui equilíbrio o suficiente para amortecer quedas, esquivar-se com um salto, equilibrar-se em pequenas superfícies e façanhas do gênero.

Armadilhas

Esta perícia dá ao personagem a capacidade de armar, preparar e montar qualquer tipo de armadilha. O tempo necessário para a construção fica a cargo do Narrador. A quantia e o tipo de dano também.

Ciências

Trata-se do conhecimento mais profundo das leis que regem o universo. Evidentemente, deve estar de acordo com o nível de descobertas da época, em que se está jogando.

Subgrupos Alquimia, História, Geografia, Física, Biologia, Ervas Medicinais, Astrologia, Medicina, Zoologia.

Comércio

A perícia comércio dá ao personagem noções básicas para negociar, calcular preços, valores e serviços. Também inclui a arte de barganhar e pechinchar. Testes são feitos quando um personagem tentar barganhar por um preço, pechinchar ou tentar vender uma determinada mercadoria.

Disfarce

Esta perícia dá ao personagem a habilidade de parecer-se com outra pessoa. Utilizando roupas, acessórios e maquiagem, ele pode mudar radicalmente sua aparência.
Aparentar ser uma outra pessoa qualquer requer um teste de Disfarce. Se o jogador quiser ser uma pessoa específica, começam a surgir as penalidades. Se o personagem pretende apenas aparecer em público, redutor de -1. Caso seja de outro sexo, sobe para -2. Se quiser agir como a outra pessoa, o redutor sobe para -4.

Escalada*†

Essa perícia é utilizada para se escalar superfícies. Simples não?

Furtividade†

A capacidade de se esconder e se movimentar sem ser visto e de se esconder efetivamente.

Furto

A habilidade de pegar coisas sem ser notado. Incluindo destravar portas e janelas, quebrar fechaduras e pegar carteiras.

Habilidade artística

É um talento natural para as artes. Evidentemente não é para todas as artes, o que o obriga o jogador a especificar em qual arte ele é perito.

Subgrupos:Pintura, Escultura, Dança Canto, Representação, Música, Literatura...

Iniciativa*

Você é determinado. Ou talvez simplesmente afobado. A questão é que sempre que entra em uma batalha, você entra com a vontade de vencer. Isso te da iniciativa no combate, sendo o primeiro a agir antes de todos os outros.

Jogos

Jogos de aposta, estratégicos ou ambos. O personagem tem uma habilidade natural para jogos de todos os tipos. Os jogos de estratégia mais comuns são damas e xadrez. Os jogos de aposta são dados, runas e jogos de cartas.
Ao observar um jogo que não conhece, o jogador tem um direito a um teste normal para aprendê-lo. Caso falhe, o jogador não entendeu direito as regras e sabe disso. Caso seja uma falha crítica, o jogador acha que sabe o jogo, mas perderá todas as partidas que realizar até realmente aprender.

Manipulação

Manipulação é a arte de conseguir fazer com que outra pessoa faça algo em seu lugar, ou arrancar uma informação por meio de conversas ou ameaças.

Montar animais

É a perícia necessária para montar qualquer tipo de animal. O personagem também sabe como conduzir animais em situações de batalha. Isto não impede que um cavalo tenha medo de fogo e queira fugir, mas permite ao cavaleiro permanecer em cima do cavalo e conduzi-lo para longe das chamas. Não é necessário comprar a perícia várias vezes para diferentes animais. Lutar montado recebe um redutor de -3 em velocidade e força, reduzido em 1 para cada nível dessa perícia, finalizando com um bônus de +2.

Natação*†

A diferença entre ter ou não essa perícia é a diferença do nado golfinho e o nado pedrinha.

Percepção*

Sua capacidade de ver, ouvir, e perceber tudo que acontece ao seu redor.

Pesquisa/investigação

Esta é a perícia relacionada à obtenção de informações. Ela pode ser usada em uma biblioteca para encontrar os livros certos ou em uma cidade estranha, onde o jogador não sabe onde começar a fazer perguntas.
O narrador decide se é válido ou não a utilização dessa perícia quando o objetivo da missão for obter informações. Os dados são rolados em segredo e informa depois o resultado.

Pilotagem

Com essa perícia você pode pilotar os mais diversos tipos de veículos, desde que do mesmo subgrupo. Para comprar outro subgrupo, tem de adquiri a perícia novamente.

Subgrupos:Aeronaves, navios, veículos terrestres, mechas.

Primeiros socorros

O personagem sabe fazer curativos. Também sabe como tratar casos especiais como envenenamentos, fraturas, e mutilações. Para atender um ferido são necessários alguns equipamentos, como ataduras, remédios, talas para fraturas.

Sentir motivação*

O seu sexto sentido. Sua capacidade de perceber que algo está errado, que alguém está mentindo, ou que tem intenções ruins.

Sobrevivência

Trata-se da capacidade de sobreviver em um determinado tipo de terreno. Sobreviver significa encontrar água e comida. O personagem também sabe que tipo de adversidades podem surgir e como contorná-las. É importante observar que a perícia não tira do personagem o desespero de estar perdido em um lugar desconhecido, apenas permite que continue vivo para tentar sair. A comida é ruim, a água é barrenta, e em pequena quantidade.
O personagem tem o direito a usar a perícia para encontrar água e comida para duas pessoas uma vez por dia. Se desejar encontrar apenas para uma pessoa, o valor da perícia dobra. Se ele encontrar alimento para duas pessoas, tem direito a uma segunda tentativa com penalidade para encontrar uma segunda vez, e novamente até ocorrer uma falha A comida estraga em dois dias.

Subgrupos:Floresta, selva, estepe, montanha, deserto.

Treinar animais

Esta perícia dá ao personagem a habilidade de treinar animais para realizar truques ou tarefas. Ao aprender a perícia, o personagem deve especificar qual tipo de animal ele sabe treinar. A aprovação fica a cargo de quem aprovar a ficha. Para cada nível na perícia, você pode ensinar 1 truque e uma tarefa. Um truque é ensinar um cão a sentar, e uma tarefa é ensinar um cavalo a não se assustar com fogo, por exemplo.

Usar armas

Esta perícia se soma a utilização de armas, aumentando o dano causado em suas manobras. Com o nível mestre, você pode somar as armas nos seus movimentos de dobra.

Usar armas exóticas

Esta perícia é necessária para utilizar armas exóticas, que normalmente são armas de utilização mais complicada que o as mais comuns. Assim como na perícia "Perito em Arma", o valor dessa perícia será somado aos modificadores de combate utilizando a arma, mas no caso das armas exóticas, o valor será igual a perícia de menor nível entre as duas perícias.

Créditos:
Fontes:
- Livros de RPG

Este texto foi adaptado por Matheus "Osh" Vargas, tendo usado como fonte os livros de RPG Daemon e TormentaD20

Cópias deste texto, ainda que parcial, é TOTALMENTE Proibido sem autorização. Ao ter autorização, dar os devidos créditos e link da postagem original. Sujeito a denuncia perante o Forumeiros.

Bender Empire © 2012-2015
avatar
Fire Lord
Admin
Admin

Mensagens : 66
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 27
Localização : Nação do Fogo

Ficha do personagem
Atributos:
AtributosPontos
ForçaIndeterminado
VelocidadeIndeterminado
PoderIndeterminado
ControleIndeterminado
CompreensãoIndeterminado

Ficha:
Cobre: Infinito

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum