Bender Empire
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Elemento Terra

Ir para baixo

Elemento Terra Empty Elemento Terra

Mensagem por O Narrador Sáb Jan 10, 2015 10:16 am


Elemento Terra


1. Introdução:
     Dominação de Terra é uma das quatro formas de dominação. Proveniente do Reino da Terra, a Dobra de Terra é a habilidade de manipular a terra e as rochas, em todas e suas mais variadas formas (metal, areia, lava e cristal] são alguns exemplos). A Terra é conhecida por ser o elemento da solidez e da firmeza, o que torna os Dobradores de Terra e as pessoas do Reino da Terra em geral bastante conhecidos pela sua força e persistência.

     Os primeiros dominadores de terra foram Oma e Shu, aprenderam a Dominação de Terra observando as Toupeiras-Texugo, dobradoras originais da terra. Desde então, a técnica da dobra de terra vem sendo aprimorada. Segundo os Dominadores de Terra, a chave para a dominação é a utilização do Jing Neutro, que envolve ouvir e esperar o momento certo para atacar. Assim, quando o fizer, será de maneira decisiva.



2. Estilo de Luta:
     Os estilos de dominação de terra são dos mais diversos e variam, na maioria das vezes, de acordo com a personalidade e/ou forma de treino do aluno de dobra de terra. Dessa forma, o estilo de dominação pode ser mais rígido e "mecânico", como o utilizado pelos Agentes Dai Li - a polícia cultural de Ba Sing Se -, ou mais diretamente ligado à personalidade, como o estilo de dominação da Mestra Toph BeiFong, que tinha como característica uma dobra de terra mais rápida, com movimentos curtos e precisos. Entretanto, com a popularização dos torneios de Pro-Bending (ou Pró-Dobra), os dominadores de terra desenvolveram e adaptaram novos estilos de dobra, de forma a se adaptar às partidas com ritmo bastante acelerado. Assim, a maioria deles aprendeu a se manter sempre em movimento, desviando dos ataques dos adversários, e apenas parando tempo o suficiente para realizar seus próprios ataques, colocando-se em movimento logo em seguida.

     A principal diferença da dobra de terra em relação às outras dobras é o fato de ela manter um equilíbrio entre ataque e defesa totalmente diferente das demais. Enquanto umas prezam mais pelo ataque e outras mais por movimentos defensivos, a dobra de terra consegue manter um perfeito balanceamento entre ataque e defesa, força e resistência. É, também, uma das dominações mais ligadas aos Jings, principalmente ao Jing Neutro. Enquanto o Jing Positivo diz respeito ao ataque e o Jing Negativo diz respeito à defesa e evasão, o Jing Neutro consiste em ouvir e esperar o momento certo para o ataque.



3. Técnicas Especiais:
     Existem os mais diversos tipos de especificação de dobra de terra e "habilidades" especiais que só são atingidos através de dons ou anos de treinamento.

     3.1. Dominação de Areia:
          A Areia nada mais é que fragmentos de rochas que se formaram por conta da ação dos ventos, das chuvas e de diversos outros fatores externos. Assim, muitos dominadores de terra desenvolveram técnicas que permitem o controle dessa forma tão fragmentada da terra. Podemos destacar os habitantes do Deserto Si Wong, no Reino da Terra, com os principais expoentes da dobra de areia.

     3.2. Dominação de Metal:
          A Dominação de Metal foi desenvolvida pela Mestra Toph BeiFong, ainda nos tempos do Avatar Aang, antes da passagem do Cometa Sozin. Toph descobriu, através de sua Visão Sísmica, que o metal nada mais é que rocha refinada e, como tal, ainda apresenta traços de terra na sua composição. Assim, por conter tais partículas de terra, Toph conseguiu desenvolver a técnica da dominação do metal. Basicamente, a técnica consiste em utilizar os fragmentos de terra contidos no metal e manuseá-los de forma a utilizá-lo da mesma forma que a terra. Para chegar até essa dominação, tem que aprender Visão Sísmica. Uma outra dobra mais avançada do metal é a dobra de mercúrio que consiste em manipular o mental liquido.

     3.3. Dobra de Cristais:
      O dobrador é capaz de refinar cristais a partir do solo e criar lâminas que podem ser utilizados como arma projétil ou algo corpo a corpo. Enquanto empunhar essas lâminas, o usuário não pode usar quaisquer outras técnicas de dobra de terra.   

     3.4. Dobra de Lava:
      Existe outro tipo de Dobra de Terra especial chamada Dobra de Lava que pode ser confundida por uma Dobra da Nação do Fogo, mas não é. A lava é material geológico em fusão, portanto é terra. A Dobra de Lava aparece na serie a Lenda de Korra, através do Dobrador de Terra e Lava, Ghazan, pertencente a Lótus Vermelha, e através de Bolin, amigo de Korra. Também vemos Dobra de Lava na serie A Lenda da Aang, quando o avatar Roku faz Dobra de Lava para destruir o templo. 


4. Fraquezas:
     As fraquezas dos dominadores de terra não são muitas. Entretanto, quando sob efeito delas, o dominador se mostra quase ineficaz. É necessário muito treino para que as fraquezas naturais não sejam problema para o dobrador de terra.

     4.1. Madeira:
          A Madeira, por não ser algo feito de terra (rocha), nem de seus derivados, muitas vezes se torna um empecilho para os dominadores de terra. Quando presos numa prisão de madeira, apenas os dominadores com senso mais apurado conseguem dominar a terra do outro lado deste material.

     4.2. Metal/Platina:
          Apesar de o Metal poder ser dominado pelos dobradores de terra, ele ainda é visto como uma fraqueza. Além de os mais inexperientes não conseguirem se livrar de tal material, como quando estão em uma prisão toda feita de metal, os metais mais refinados, como a platina, são praticamente impossíveis de serem dominados, por conterem partículas de terra cada vez menores.

     4.3. Dependência dos membros inferiores:
          Os dominadores de terra dependem muito do contato com a terra, de forma a senti-la. Dessa forma, eles dependem muito de seus membros inferiores, principalmente dos pés. Além de eles servirem para a realização de bases resistentes, característica dos dominadores de terra, são parte importante da filosofia da dominação de terra, que é estar em contato com o seu elemento. Ainda assim, os dominadores mais experientes conseguem dominar a terra mesmo sem estar em contato com ela, sendo necessária uma enorme maestria para a realização de tal façanha.



5. Espiritualidade:
     A dominação de terra expressa o aspecto mais puro do Jing Neutro (ouvir, esperar e atacar). Além disso, requer bastante determinação. Isto é, quando for a hora de atacar, este deve ser realizado sem hesitação ou incerteza. Caso falte ao dominador a certeza e a determinação necessária, a terra simplesmente não responde ao seu comando. Outra característica marcante da filosofia e espiritualidade dos dominadores de terra é a necessidade de estar conectado com a terra.



Gifs:

Créditos:
O Narrador
O Narrador
Narrador
Narrador

Mensagens : 10
Data de inscrição : 09/11/2012
Localização : Republic City

Ficha do personagem
Atributos:
AtributosPontosPontos
ForçaForça100
VelocidadeVelocidade100
PoderPoder100
ControleControle100
CompreensãoCompreensão100

Ficha:
Cobre:

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos